Considerada a mais nobre Casa de Cultura em Gondomar, a Escola Dramática e Musical Valboense, é uma instituição que fundada em 4 de Agosto de 1905, em plena monarquia, ostenta com uma elevada satisfação, uma história cheia de importantes iniciativas na qual se destaca o teatro amador, com as suas 28 edições do FETAV - Festival de Teatro Amador de Valbom.
Esta instituição, localizada num belíssimo edifício, com um interior fabuloso, onde se destaca um salão nobre, museu, ginásio, biblioteca e uma soberba sala de espectáculos, conta aproximadamente com 800 associados, onde destacadas figuras ligadas à vida cultural, social e política a visitaram, das quais destacamos General Humberto Delgado e o violinista Gerardo Ribeiro.
Beneficiência, Instrução e Recreio é o lema para qual a Escola Dramática e Musical Valboense se baseou com o intuito de combater a monarquia. Berço de outras instituições tais como Bombeiros Voluntários de Valbom e Clube Naval Infante D. Henrique, é pioneira na reivindicação e na ajuda aos mais pobres e analfabetos, sendo importante na criação da empresa de transportes públicos, assim como na primeira empresa de distribuição de energia eléctrica na àrea metropolitana do Porto (Empresa Electrificadora Valboense), ações complementadas pela edição de um jornal - "Vitória" editado uma vez por ano e primeiro no concelho de Gondomar, extremamente apelativo e interventivo, sempre recheado de várias crónicas.
Se o teatro, com cerca de 35 elementos, incluindo atores, atrizes e técnicos é a sua mais importante secção cultural, esta instituíção também se destaca na sua secção desportiva através da Patinagem Artística, onde já conta com um campeão europeu.
Com um belíssimo Museu e uma Biblioteca recheada com mais de 2.000 obras, tem como objectivo dinamizar a sua Escola de Música já existente, oferecendo ao público através do seu auditório multifuncional, Teatro, Colóquios, Debates e Iniciativas das escolas e colectividades estando aberta aos Valboenses servindo Valbom.
Nota: Apontamentos e excertos de Presidente José Gonçalves em publicação Etc e Tal
Sem comentários:
Enviar um comentário